Friday, October 19, 2012

Socializar


Desde a existência do ser humano que estes tiveram de apreender a viver uns com os outros. Como seres sociais que somos, necessitamos de interagir com outras pessoas e mesmo de ter ligações a longo prazo e de convivência quase diária. Sendo os seres humanos indivíduos tão complexos, de ideias próprias e com vivências únicas, criam-se características na forma de socializar com os outros.

Desde pequena sempre pensei que essa interacção fosse natural, e de certa forma fácil. Quanto mais vivo, mais aprendo que essa ideia está completamente errada, são poucas as ligações fáceis e sem conflitos. E isto porquê? Porque as pessoas têm a necessidade de se compararem aos outros, de competir. Há pessoas que vivem em função da vida alheia, julgando erradamente e condenando as pessoas sem ter o direito e a mínima moral. Depois viram-se para as próprias vidas e acabam por fazer muito pior. Existem uns que se acham muito ingénuos e, sem maldade alguma, esses são os piores e, os mais tristes de observar. Há ainda aqueles que pensam ter a verdade de tudo, e por consequente todos os que tiverem uma ideia ou uma concepção das coisas diferente, está errado e a ideia é recusada sem sequer ser questionada. Depois existem os que passam a vida a ter pena de si próprios, mas esses, “coitados”, só fazem mal a eles mesmos.

Cada vez fico mais desiludida com o mundo que me rodeia e vejo a tarefa de ter verdadeiros amigos quase impossível. Será isso problema meu? Por vezes penso que me deveria render a essas “mesquinharias” e então assim ter vários amigos, amigos da onça. Mas assim não seria eu própria, ainda prefiro acreditar que as pessoas são maioritariamente boas, mesmo que me vá desiludindo de vez enquando.

Será que sou só eu que penso assim? Ou andamos todos a pensar isto uns dos outros? Será que os outros também pensam que eu sou assim? Sendo assim secalhar estou errada. O truque para a sobrevivência provavelmente consiste em ignorar estes pensamentos e não julgar de todo. Ou então não ter amigos…. 

Aniza

No comments: